A estrela do programa era Mister Ed, um inteligente cavalo palomino que podia falar. Seu dono era o nervoso arquiteto Wilbur Post (interpretado por Alan Young). Muito do humor do programa devia-se ao fato de que Mister Ed podia falar apenas com Wilbur, o que fazia com que as pessoas frequentemente tomassem o homem por louco. Além disso, Ed tinha um gosto peculiar para arrumar encrencas. O produtor do programa era Arthur Lubin, amigo de Mae West, que apareceu como estrela convidada em um episódio de 1964.
Elenco
- Allan Lane...Mister Ed (voz)
- Alan Young...Wilbur Post
- Connie Hines...Carol Post
- Larry Keating...Roger Addison
- Edna Skinner...Kay Addison
- Leon Ames...Gordon Kirkwood
- Florence MacMichael...Winnie Kirkwood
- A canção tema era de Jay Livingston e Ray Evans e cantada no programa pelo próprio Livingston.
- O patrocínio da série, de 1961 a 1963, foi da fábrica de automóveis Studebaker-Packard Corporation, atualmente desativada. Muitos carros Studebaker apareceram no programa nesse período. Os Posts eram donos de um Lark 1962 conversível e nos cartazes de propaganda da companhia eles e Mister Ed eram mostrados com os produtos. Os Addisons tinham um Studebaker Avanti de 1962. A Ford Motor Company forneceu os veículos para a série em 1965.
- Mister Ed movia a boca quando simulava falar. Foi contada a versão de que os produtores colocaram uma pasta de amendoim em sua boca para que o cavalo a movimentasse sem parar. Alan Young teria admitido em 2004 que essa história foi inventada por ele.Ele, depois. teria dito que o que havia era um pedaço de nylon na boca do cavalo, que então tentava removê-la. Supõe-se haver também efeitos através de cabos finos que faziam a cabeça do cavalo se mover.
- No primeiro filme do Dr. Dolittle, com Eddie Murphy, alguns homens estão a assistir Mr. Ed e conversam sobre o mito da pasta de amendoim..A série chegou a ganhar o Globo de Ouro como "Melhor Programa de Televisão" em 1963 e passou a ser apresentada em centenas de emissoras ao redor do mundo durante muito e muitos anos. No Brasil esta série foi apresentada pela extinta TV Tupi nos anos 60 e na Bandeirantes no inicio dos70 e dificilmente ela será reprisada por alguma emissora, já que as séries em preto e branco deixaram de ser apresentados com o advento da televisão a cores, mas é possível que ela seja lançada em forma de DVD, no mercado brasileiro.