sábado, 12 de maio de 2018

TV chilena




Quando começaram os movimentos para implantação da TV chilena, o governo da época, já antevendo a força que o novo meio teria, lutou para os canais fossem todos educativos e sem fins lucrativos. Nesse sentido, outorgou concessões às três maiores universidades daquele país, que aproveitariam os laboratórios, professores e alunos vindos, principalmente, dos cursos de engenharia e jornalismo.

A primeira transmissão foi feita pela Universidad Católica de Valparaíso (UCV), em 1957. Um ano mais tarde, foi a vez da Pontificia Universidad Católica de Chile (PUC), que inaugurou o Canal 13 de Santiago. Em 1960, estreou a emissora da Universidad de Chile ("la U"). O governo só entraria neste meio em 1969, quando implantou a primeira rede com cobertura desde Arica (cidade mais ao norte) até Punta Arenas (cidade mais ao sul): a TVN — Televisión Nacional de Chile.

A chegada da publicidade
Com a Copa do Mundo de 1962 — realizada no Chile e que teve o Brasil como campeão —, a TV consagraria-se como um fenômeno massivo. Com isso, a ideia de barrar a entrada dos anunciantes acabou não resistindo. Mario Kreutzberger, animador do programa Sabado Gigante e pioneiro da TV chilena, conta em sua autobiografia Don Francisco: entre la espada y la TV (Grijalbo, 2001) como eram feitos os comerciais nesses primeiros tempos.
Imagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para Canal 13 de SantiagoImagem relacionadaResultado de imagem para Canal 13 de Santiago-chileResultado de imagem para Canal 9  -chileResultado de imagem para Canal 9  -chileImagem relacionadaImagem relacionadaImagem relacionada
НОВГОРОДСКОЕ ОБЛАСТНОЕ ТЕЛЕВИДЕНИЕMinha foto