Em 2007 foi inaugurado no fim de outubro o hipermercado Carrefour( Escola Hugo Taylor )em Santa Maria-RS. A obra motivou discussões desde que foi anunciada, no início do ano. Uma das grandes críticas era que mais um mercado de grande porte (a cidade já tem as redes Big e Nacional) iria ser fatal para os pequenos mercados.
Hugo Taylor (2006) e Carrefour (2007): fundos e lateral para a Rua dos Andradas.
(Fotos: Laribari e Cássio Lorensini)
O projeto é o mais óbvio possível: mantiveram apenas a carcaça da fachada lateral e da fachada frontal, demolindo praticamente todo o resto da antiga escola. Uma capela com obras-de-arte significativas foi transformada em um café.
Apesar das novas visões a respeito do planejamento urbano, o que percebemos na maioria das nossas cidades é que esse processo ainda ocorre sem uma relação positiva com o patrimônio natural e cultural e também sem considerar as reais necessidades da população. Tais posturas originam paisagens urbanas desarticuladas, caracterizadas por desigualdades sociais, danos ambientais, intervenções equivocadas e falta de identidade local. A soma dessas ações gera um ambiente urbano improdutivo e degradado, cujo custo de recuperação é altíssimo e que não proporciona alternativas para a adoção de um modelo coerente, uma vez que o processo se reafirma constantemente.
ResponderExcluirA cidade de Santa Maria é uma entre tantas capaz de exemplificar esse tipo de planejamento citado sendo que, no caso específico, não existe sequer o conhecimento integral das potencialidades locais por parte dos gestores públicos. Observa-se também que a contribuição das instituições de ensino é aproveitada de maneira inexpressiva, uma vez que as universidades poderiam ajudar de maneira qualificada na elaboração de planos e estratégias de desenvolvimento urbano.
ResponderExcluir