domingo, 4 de fevereiro de 2018

Novela da Globo é adiada por problemas com direitos autorais

 

A dificuldade para obter os direitos de exibição de videoclipes originais de músicas dos anos 1980 obrigou a Globo a adiar a produção de sua próxima novela das sete, “Verão 90 Graus”, que tinha estreia prevista para julho de 2018.
De acordo com o colunista Daniel Castro, do site “Notícias da TV”, no lugar da história sobre ex-astros mirins decadentes, a emissora escalou “O Tempo Não Para”, de Mário Teixeira, sobre uma família do século 19 que descongela nos dias de hoje.
Escrita por Paula Amaral e Izabel de Oliveira, “Verão 90 Graus” terá duas fases, uma nos anos 1980 e a outra, maior, no início da década seguinte. Além da complexidade de produção envolvendo direção de arte (figurino, cenografia e carros da época), a comédia terá uma emissora de TV especializada em videoclipes.
Essa MTV da ficção mostrará videoclipes originais dos anos 1980 e início dos anos 1990. Personagens da novela irão interagir com a emissora e contracenar enquanto videoclipes, por exemplo, rodam em um televisor.
E é aí que reside o maior obstáculo. Além de caros, os videoclipes exigem negociação individual, um a um, com várias partes (músicos, gravadora, editora).
Para complicar ainda mais, a Globo precisa dos direitos mundiais, porque irá inserir os clipes em uma obra de ficção que também visa o mercado internacional. Nem todos os agentes dessa negociação compreendem a relevância e o potencial econômico de uma novela brasileira.
E a lista de videoclipes não é pequena. Há desde bandas brasileiras que faziam sucesso na época, como Titãs, Legião Urbana, Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso e Barão Vermelho, até grandes estrelas do pop mundial, entre elas Michael Jackson e Madonna, intérpretes de alguns dos clipes mais importantes de todos os tempos _há quem defenda que Thriller, do primeiro, é o maior deles.
Direitos autorais de músicas são caros. Foi o componente musical que tornou “The Get Down” a série mais cara da Netflix. A produção, sobre a origem do hip-hop na Nova York dos anos 1970, teve apenas 11 episódios, que custaram US$ 192 milhões.
Como a negociação dos direitos dos videoclipes de “Verão 90 Graus” segue lenta, a Globo optou por adiar a novela para o início de 2019. A novela segue em produção, mas como deixou de ser prioridade, pode perder peças de seu elenco.
Isabelle Drummond está reservada para ser a protagonista, uma atriz que fez muito sucesso quando criança e que caiu no esquecimento. A sinopse também prevê uma boy band que bombou nos anos 1980 e que, no começo dos 1990, luta para sobreviver. Também estão escalados Rafael Vitti, Jesuíta Barbosa, Claudia Raia e Nicolas Prattes _que interpetaria o dono da emissora especializada em videoclipes.
A Rede Globo não se pronunciou sobre o adiamento da trama até o fechamento desta matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário